domingo, 20 de fevereiro de 2011

Desfazendo um mal-entendido

Queria ter escrito este post ontem, até tentei, queria falar um pouco sobre quando e como comecei a trabalhar com desenvolvimento web e depois de como comecei a trabalhar com Joomla e WordPress, mas após mais uma longa maratona de trabalho, cada vez mais frequentes, meu corpo sucumbiu ao cansaço.

Até melhor pois, ao invés de contar toda aquela história desde que saí do longínqüo vilarejo de Raul Soares (que hoje já tem até Coca-Cola), vou me ater somente a desfazer um pequeno mal-entendido, tão pequeno que seria até desnecessário, mas achei importante até mesmo para tocar sobre outro assunto concernente à comunidade Joomla. Bem, tudo começou depois deste twitt do Emerson Luiz (@fititnt):


Esta postagem veio seguida das próximas:





Creio que a motivação para essas mensagens vieram depois que retwittei justamente um artigo muito interessante: "Diferença entre JOOMLEIRO e um fazedor-de-sites-Joomla". 

Antes de apontar a ironia dos fatos, gostaria de dizer que criei este blog em maio de 2010 e por dois motivos:
  1. Como sou um curioso por natureza, há muito tempo e por muitas vezes quis criar um blog, utilizando a plataforma Blogger.
  2. Nesta época, um dos meus grandes problemas era oferecer um suporte mais qualitativo para os meus clientes. Portanto, resolvi utilizar o blog para publicar os tutoriais que eu escrevia direcionados a eles. 

Ou seja, queria unir a utilidade de uma coisa da qual eu precisava, com o prazer de aprender mais uma novidade. Entretanto, após as primeiras postagens percebi que esta não seria a melhor solução. Não dei andamento ao blog e parti para outra estratégia, daí eu ter falado em "ironia dos fatos".

Sempre tive a preocupação em fazer as coisas do jeito certo. Há algum tempo, percebi que, apesar de procurar participar de eventos (pelo menos os mais próximos), eu estava passando muito mais tempo "executando" e pouco tempo compartilhando e aprendendo as novidades sobre o Joomla, que é minha preferida e principal ferramenta de trabalho.

A partir daí, comecei a interagir mais com pessoas de destaque na comunidade Joomla, cujo alguns até já conhecia há mais tempo, como é o caso do Ronildo Costa, e outros que conheci mais recentemente, caso do Leo Miranda. Eu estava justamente no site do Emerson Luiz, buscando mais informações sobre a documentação do Joomla, na qual também estou trabalhando na tradução de algumas partes, visto que, infelizmente, de fato são muitos os que querem material, mas poucos os que se comprometem a produzi-lo. Guardei vários links para consultá-los depois, e já tinha inclusive anotado de entrar em contato com o Daniel Correa, do Joomla Minas, para tratarmos de mobilizar mais a nossa região. No entanto, tive que voltar ao que estava fazendo visto que já eram quase 4 da manhã e eu ainda tinha muito trabalho para terminar um projeto que deveria ser entregue até às 14 horas.

Concluindo, depois que encerrei a reunião para apresentar o tal projeto, abri o Twitter e foi quando vi as mensagens postadas acima. Ou seja, por uma questão de timing, acabei levando um "puxão de orelhas" por uma coisa com a qual eu já estava, há algum tempo, procurando a maneira correta de fazer. Foi por isso que ao ver as mensagens respondi para o Emerson que eu concordava absolutamente com ele, e que ele havia se precipitado um pouco porque eu já não estava mais tocando este blog que só ainda não removi por ter várias outras prioridades no momento.

Bem, este post já ficou longo demais mas creio que cumpre com o objetivo: Não pretendo ser uma comunidadade-de-um-homem-só. E também concordo com o Emerson quando ele diz que nós, Joomleiros, devemos nos unir mais, principalmente porque não é difícil perceber na comunidade algumas "estrelinhas" que se acham mais inteligentes e mais espertos, o que é tão danoso quanto os que só pensam em tirar proveito, no melhor estilo do "jeitinho brasileiro" tão bem retratado neste texto do @morroida. Vamos continuar trabalhando, porque quanto mais estudamos e aprendemos mais ainda haverá para se estudar e aprender.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Joomla é essencialmente o jeitinho brasileiro no ramo do webdesing, so entra pra tirar valor do mercado, oferecendo sites por template, faz favor!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO